domingo, 28 de setembro de 2014

160 - Morre o teólogo alemão Wolfhart Pannenberg



Wolfhart Pannenberg (Estetino, Polónia, 2 de Outubro de 1928 - 5 de Setembro de 2014) foi um teólogo cristão alemão.
Pannenberg foi batizado como um bebê na Igreja Evangélica Luterana, mas não teve praticamente nenhum contato com a Igreja nos seus primeiros anos. Com cerca de dezasseis, no entanto, ele teve uma intensa experiência religiosa a qual ele chamou mais tarde de sua “experiência de iluminação”. Buscando a compreender esta experiência, ele começou a pesquisar através das obras de grandes filósofos e pensadores religiosos. O seu professor de literatura da Escola Secundária, que tinha sido uma parte da Igreja Confessante durante a Segunda Guerra Mundial, encorajou-o a considerar seriamente o cristianismo, o que resultou na “conversão intelectual” de Pannenberg, na qual se concluiu que o Cristianismo era a melhor opção religiosa disponível. E isto o implusionou em sua carreira como teólogo.
A parte central da carreira teólogica de Pannenberg foi sua defesa da teologia como uma rigorosa disciplina acadêmica, uma capacidade de interação com a filosofia crítica, a história e as ciências naturais.
Pannenberg é talvez mais conhecido pelo seu livro: Jesus: Deus e Homem, no qual ele constrói uma Cristologia “por baixo”, ou seja, a sua dogmática decorre de uma análise crítica da vida de Jesus de Nazaré. Ele, correspondentemente, rejeita a formulação tradicional da cristologia das “duas naturezas” pontualizada no Concílio de Calcedónia, preferindo ver a pessoa de Cristo à luz da vida de Jesus e de modo particular da sua ressurreição. Este foco sobre a ressurreição de Cristo como a chave da identidade levou Pannenberg a defender a sua historicidade.

Resumo da vida acadêmica:

Quando jovem, teve contato com as obras do filosofo Frideric Nietzsche. Após a influência de um professor de literatura, que havia sido membro da igreja confessante, decide estudar teologia e filosofia. O interesse teológico o leva para Berlin. Entende que nenhum sistema político humano jamais seria capaz de produzir a estrutura social humana perfeita. Para Pannnenberg, o ideal, era o dom divino do Reino futuro e glorioso de Deus.
Pannenberg é atraído pelo projeto de Karl Barth de consolidar a sabedoria de Deus e de reinvidicar toda realidade para o Deus da Bíblia.
Em 1950, foi para Basiléia estudar sob orientação de Karl Barth. Se opõe à distinção radical que Karl Barth fazia entre conhecimento natural e revelação divina em Cristo. Par Pannenberg, a obra de revelação divina consiste na finalização da criação, e não na forte oposição ao mundo. Pannenberg se interessou pelas implicações religiosas inerentes a toda experiência humana.
Em 1951, foi para Universidade de Heidelberg, estudou sob orientação dos principais eruditos da época. Formou um grupo de estudantes de diferentes disciplinas (“o círculo de Pannenberg”).
Concluiu os estudos em 1955. Deu inicio à sua carreira de professor: Seminário da Igreja Luterana de Mainz (1958-1961). Depois se tornou professor na Universidade de Mainz (1961-1968). Em 1968 foi convidado a lecionar na Universidade de Munique. Ali, lecionou até se aposentar em 1993.

Ideias:
Para Pannenberg, a teologia foi banida da esfera pública por obra do Iluminismo, cujos filósofos fizeram da razão humana universal o instrumento de superação das divisões da sociedade européia na esteira da polarização que tomou conta da igreja e criou duas facções rivais: católicos e protestantes. Essa mudança radical da cultura precipitou a crise da teologia.
Antes do Iluminismo, os teólogos tinham nos eventos salvíficos de Deus na história os alicerces da fé.
O Iluminismo pôs de lado a ideia de que os eventos históricos pudessem ter a chancela de um testemunho divino autêntico. Os filósofos submeteram a história sagrada aos ditames do método científico.
Baseando em Lutero, Pannenberg afirma: a fé depende de uma base histórica, especificamente, da atividade de Deus. Caso contrário a fé deixa de ser fé em Deus e passa a ser simplesmente fé na própria fé.

Livros em Português:

Teologia Sistemática, III Volumes
 A Pergunta sobre Deus
 Filosofia e Teologia

Fé e Realidade









David Rubens



Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Morre o teólogo alemão Wolfhart Pannenberg. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2014/09/morre-o-teologo-alemao-wolfhart.html. Acesso em: _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.