sábado, 17 de maio de 2014

103 - Estudos no Novo Testamento. Daniel Marguerat


Daniel Marguerat (1943-) é professor emérito da Uiversité de Lausanne, onde ensina Novo Testamento, e membro do Institut Romand de Sciences Bibliques. Ex-presidente da Federação das Faculdades de Teologia de Genebra-Lausanne-Neuchâtel. Pastor da Igreja Reformada.



O Mistério apócrifo - Introdução a uma literatura desconhecida
Hoje em dia é grande o interesse pela literatura próxima da Bíblia, constituída de evangelhos, atos dos apóstolos e apocalipses não incluídos no cânon. O leitor encontra neste livro numerosos extratos de textos e explicações que mostram o alcance, o interesse e o encanto dessas narrativas. Esta obra é considerada um clássico no campo de estudos sobre a literatura, que tem suscitado crescente interesse.

Novo Testamento - História, escritura e teologia
Esta obra oferece uma visão global dos problemas históricos e literários levantados pela redação de cada livro do Novo Testamento: apresenta e sintetiza as aquisições da pesquisa sobre sua escritura e representa o esforço de reconstruir as condições históricas de produção do texto de cada um dos livros.

Comentário do Pe. Paiva (Raul Pache de Paiva, SJ), diretor de redação da revista Mensageiro do Coração de Jesus, uma publicação de Edições Loyola.
Dificilmente um estudioso poderia lançar-se à tarefa de, sozinho, apresentar o estado atual dos estudos sobre o N. Por isso temos de nos contentar com obras em diversos especialistas cuidam dos diferentes tópicos, mesmo com estilos e profundidades desiguais. Evidentemente, perdem-se também fios condutores, a impressão geral é de estarmos diante de um mosaico e não de uma pintura mais nítida. Contudo, uma obra deste tipo, considerando que os AA foram convidados pela mesma pessoa, nos ajuda mais do que uma pequena multidão de artigos dispersos. Certamente este lançamento merece uma grata recepção pelos professores e alunos de teologia e de ciências religiosas. Notemos ainda que os AA ensinam em diferentes escolas superiores de vários países europeus, sendo alguns católicos e outros não. Daniel Marguerat, por exemplo, o organizador e o criterioso apresentador de perpétuo problema sinótico (aliás, mais um a desconsiderar o testemunho de Papias sobre a Mateus aramaico), ensina na faculdade de teologia de Lausanne, protestante.

Primeira história do cristianismo
Ao escrever os Atos dos Apóstolos como sequência de seu Evangelho, Lucas assinou a primeira história do cristianismo. Nesta pesquisa, o ponto de vista que prevalece na interpretação é a crítica histórica e a narratologia. Este estudo de Daniel Marguerat reconstitui progressivamente a obra de Lucas e a forma como é entendida por seus leitores e leitoras. 

Paulo - Uma teologia em construção

O apóstolo Paulo está hoje no centro de um intenso questionamento. Qual foi sua relação com o Judaísmo? O que ele sabia sobre Jesus? Como se contruiu sua teologia de um epístola a outra? Dezoito bíblistas suíços, franceses, italianos, alemães e americanos foram convidados a explorar a questão. Suas análises são precisas, rigorosas, e documentadas. Encontraremos aqui uma síntese única em português dos mais recentes avanços da pesquisa paulina. Após a Introdução, os estudos se estendem por sete tema: Situação da pesquisa Uma escrita em movimento Paulo antes de Paulo A Lei O centro da teologia paulina Paulo, o apóstolo Paulo depois de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.