domingo, 12 de julho de 2015

215 - Dietrich Bonhoeffer: Vida e Obra

Biografias de Bonhoeffer

DIETRICH BONHOEFFER - VIDA E PENSAMENTO
Werner Milstein
Absolutamente envolvente é o relato de Werner Milstein sobre a vida de Dietrich Bonhoeffer, desde sua infância protegida em Breslau e Berlim até a resistência ao regime nazista e a decorrente execução no campo de concentração.  Em Dietrich Bonhoeffer, vida e pensamento formam uma unidade: experiências de vida moldam e influenciam sua teologia, e sua fé determina seu modo de viver e agir. Conhecer Dietrich Bonhoeffer é conhecer um homem disposto a assumir suas convicções, a viver e a morrer por elas.  Quem é Dietrich Bonhoeffer?   Quando assim perguntamos sobre uma pessoa, estamos interessados em saber mais do que simplesmente sua nacionalidade ou profissão. a pergunta revela nosso interesse em conhecer sua vida, seu pensamento, suas atitudes, sua obra, seu legado.   Não basta responder que Dietrich Bonhoeffer é um teólogo alemão, que viveu nos anos turbulentos da Segunda Guerra Mundial na Europa e que foi vitimado pelo regime nazista em abril de 1945. Também não satisfaz saber que ele foi um dedicado pastor e professor. A resposta mais completa a essa pergunta pode ser encontrada nas páginas deste livro de Werner Milstein. Sua narrativa é cativante e envolvente a ponto de nos transportar ao tempo em que Dietrich Bonhoeffer testemunhou com firmeza e confiança em Deus que estar no mundo é enfrentar os conflitos e não fugir deles por conveniência ou acomodação.   A leitura deste livro ajudará você a conhecer mais a respeito desse discípulo, testemunha e mártir da fé cristã.   O que um pastor faz no meio da resistência que planeja tirar Hitler do poder?   Que razões de fé e teologia levaram Bonhoeffer, teólogo de mão cheia e homem com grande trânsito ecumênico, a optar por um caminho que lhe custaria a vida? Werner Milstein responde a perguntas como essas de uma maneira acessível através desta biografia de Dietrich Bonhoeffer.   Cenas da vida pessoal e familiar, cenas do pastor com confirmandos e do professor com estudantes de teologia, entremeadas pela reflexão teológica que tudo perpassa, são os ingredientes que dão vida ao livro de Milstein. Sua leitura desperta a vontade de saber mais e de buscar detalhes em obras do próprio Bonhoeffer.





BONHOEFFER: PASTOR, MÁRTIR, PROFETA, ESPIÃO
Eric Metaxas
Eric Metaxas, aclamado pela biografia de William Wilberforce, nos brinda com um relato inspirador sobre a vida de Dietrich Bonhoeffer. Fugindo dos relatos hagiográficos tradicionais, quase que exclusivamente laudatórios, Metaxas investe em uma abordagem que lança luz suficiente para compreender o contexto da Alemanha nazista, o apoio dado ao Führer pela maior parte dos cristãos e a opção do pastor e teólogo luterano que ousou ir contra a corrente e participou ativamente de um movimento de resistência teológica e política.
Suas opções foram moldadas, como aponta Metaxas, pela formação recebida no ambiente familiar, que o ajudou a desenvolver um pensamento teológico independente, mesmo estudando ou sendo amigo dos mais renomados teólogos de seu tempo, como Adolf von Harnack, Karl Barth, Reinhold Niebuhr e Paul Lehmann. Sua trajetória acadêmica brilhante foi interrompida pelos acontecimentos políticos que o levaram a denunciar profeticamente, por diferentes meios, a cooptação da igreja alemã, a participar da Igreja Confessante e a liderar o seminário clandestino dessa igreja. Porém, o engajamento ativo na luta política, que lhe custou a vida, decorria da percepção que tinha do significado de ser discípulo de Cristo.
Como salienta Metaxas, embora altamente competente como teólogo e professor, Bonhoeffer não estava interessado em abstração intelectual, mas nos aspectos práticos de como viver como cristão no seu contexto, aplicando a Bíblia a cada dimensão da existência. As escolhas que fez o levaram a participar de um complô para assassinar Hitler, sendo preso e morto dias antes da rendição da Alemanha, em 1945.
por Flávio Conrado




BONHOEFFER, O MÁRTIR
Craig Slane
É possível chamar legitimamente Dietrich Bonhoeffer de mártir cristão, especialmente pelo fato de este pastor e teólogo luterano de origem germânica ter sido enforcado pelos nazistas por sua participação na conspiração para matar Hitler? Craig Slane provoca uma reconsideração das experiências dos primeiros mártires, especialmente quanto à sua dimensão política, assim como traz uma nova contribuição aos estudos de Bonhoeffer. Slane não escreveu apenas mais um livro sobre essa sempre atraente personagem histórica, apresentando novamente a história já conhecida de sua vida heróica e citando suas palavras na prisão. Slane nos oferece uma nova interpretação: Bonhoeffer, o teólogo, fala-nos hoje com a voz de um mártir cristão.   Esta obra é uma abordagem brilhante sobre Bonhoeffer e a controvérsia que cerca sua condição de mártir cristão..    Sobre o Autor: Craig J. Slane é professor de Teologia Sistemática no Simpson College. É autor de vários artigos em diversas publicações teológicas e contribui regularmente para o boletim da International Society.





Livros de Bonhoeffer

  
Vida em Comunhão
Mestre da espiritualidade contemporânea, Bonhoeffer nos ensina a valorizar a comunhão cristã e a vida em comunidade, o compartilhar de vida entre irmãos e irmãs na fé. Sobressaem nesta obra a importância da libertação total da pessoa, livre de toda hipocrisia e a aceitação irrestrita entre as pessoas. A comunhão de que fala Dietrich Bonhoeffer não é a comunhão de pessoas justas, mas de justificadas, libertas pela graça de Deus.






Discipulado
O famoso teólogo alemão faz uma abordagem do que poderia significar o chamado de Jesus ao discipulado na atualidade. Reafirma sua posição de que o discipulado é um caminho de libertação do homem de tudo quanto oprime e provoca preocupações e tormentos à consciência. 










Ética - Dietrich Bonhoeffer
Esta obra surgiu em meio à 2ª Guerra Mundial. Experimentava-se a decadência de todos os valores éticos. O autor define a busca do novo através de quem, "apenas preso a Deus, se sabe chamado para a ação obediente e responsável".











Liberdade para viver
Liberdade pra viver é um livro que cativa, instiga, provoca e desafia à reflexão. Ele apresenta preciosos textos de Dietrich Bonhoeffer cuja reflexão ainda hoje ajuda você a colocar em prática a fé cristã. Com ele você aprende que é possível cultivar a alegria mesmo em tempos de dificuldade. Você descobre que a gratidão deixa a vida mais alegre e que a liberdade não ousa fazer qualquer coisa, mas busca pelo que é correto e agradável aos olhos de Deus.







Tentação
É importante que a pessoa cristã de hoje conheça as ideias sobre tentação daquele que é um dos mais conhecidos mártires cristãos do século 20. Bonhoeffer examina a questão - o que é tentação? - a partir da tentação de Adão e de Cristo, que resultam respectivamente na queda do ser humano e de Satanás e, ainda, aborda a tentação da carne, a do espírito e a tentação total.








Prédicas e alocuções
O autor se destacou como pregador nas comunidades pelas quais passou, no seminário que dirigiu e nas oportunidades que lhe apareceram na vida. Muitas prédicas não perdem valor e atualidade com o passar dos anos. Assim como encontraram ouvidos atentos  em seu tempo, ainda hoje elas despertam a reflexão em torno de conteúdos da fé cristã. Nelas está impressa a certeza de que o Evangelho de Jesus Cristo é a palavra para todos os tempos. É nesse marco que se situa o pastor, teólogo luterano e mártir do nacional-socialismo na Alemanha da Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer, cujos escritos estão publicados em diversas línguas e são lidos e estudados também fora dos muros eclesiais.




Resistência e Submissão
RESISTÊNCIA E SUBMISSÃO é um documento dos últimos anos de vida de Dietrich Bonhoeffer (1943-1945). O livro contém, juntamente com um prefácio, um posfácio e numerosas notas explicativas dos editores, a correspondência de Bonhoeffer com sua família e o amigo Eberhard Bethge, apontamentos teológicos e poemas surgidos na prisão, onde o autor se encontrava devido a seu engajamento na resistência contra o regime nacional-socialista alemão. Estas cartas e anotações são o legado teológico de Bonhoeffer para a cristandade. 






Dietrich Bonhoeffer - Meditações
Harald Malschitzky
Para Dietrich Bonhoeffer, teólogo alemão, ser cristão era estar no mundo, achando formas novas para testemunhar o Cristo e seu amor a pessoas cada vez mais secularizadas e descrentes. Ser discípulo de Cristo continua sendo hoje um desafio para as pessoas que querem acrescer ao seu nome o adjetivo cristão.  Este livro é especial porque reúne textos selecionados de Bonhoeffer, e porque o também teólogo Harald Malschitzky nos toma pela mão e nos conduz pelo seu pensamento, seu testemunho e a herança que deixou para nossa geração.   Com linguagem cativante e pensamentos cristalinos, Harald constrói pontes que ligam nossa situação com o testemunho vigoroso de Bonhoeffer. E também não nos deixa esquecer que ele se destacou por sua coerência com o evangelho. Ele foi enforcado pelo regime nazista na prisão de Flossenbünq, na Alemanha, no dia 9 de abril de 1945. Mataram a testemunha, mas o se testemunho falado, escrito e vivido nos enriquece e desafia até hoje, assegura Harald.


Orando com os Salmos
Em 1945, o próprio Fuhrer ordenava a execução do Pastor Bonhoeffer. Este desfecho da sua vida fez com que ele se tornasse conhecido por sua oposição ao Nazismo. Poucos sabem, no entanto, que Dietrich Bonheffer foi um homem de oração. No livro Orando com os Salmos ele compartilha sua experiência de oração como o saltério, prestando um auxílio indispensável para a nossa vida de oração pessoal e comunitária.








A resposta as nossas perguntas
O que se destaca na seleção de textos deste livro é que os comentários e reflexões de Bonhoeffer sobre a Bíblia, apesar de pensados, pronunciados e escritos em outra época, continuam atuais para o indivíduo, para as Igrejas, para cristãos e não-cristãos. A temática do livro se estende da pesquisa crítico-histórica até uma seleção de comentários bíblicos sobre o Salmo 119. Durante o inverno de 1939/1940, Bonhoeffer dedicou sua atenção de modo especial aos salmos, prática que vinha acalentando havia longos anos. Dessa fase nasceu então uma interpretação do Salmo 119 que ele mesmo considerava 'a coroação de sua vida teológica'. Com a Bíblia e na Bíblia, Bonhoeffer procurava respostas para as perguntas que deveriam interessar à cristandade e às Igrejas. Ele buscava, acima de tudo, uma resposta à pergunta - Por que só para o ser humano ‘vale a pena viver’.



Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Dietrich Bonhoeffer: Vida e Obra. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2015/07/dietrich-bonhoeffer-vida-e-obra.html. Acesso em: _____________.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.