terça-feira, 8 de julho de 2014

130 - John Dominic Crossan

John Dominic Crossan (nascido em Nenagh, Condado de Tipperary, Irlanda em 1934) é um teólogo conhecido por ser o co-fundador do controverso Jesus Seminar. Crossan é uma figura importante no campo da arqueologia bíblica, antropologia, Novo Testamento e Alta Crítica. É também conhecido por ter participado de documentários sobre Jesus e a Bíblia. Ele é especialmente influente no campo dos estudos sobre o Jesus histórico, embora receba muitas críticas por parte de outros estudiosos por causa de sua metodologia. Entre 1950 e 1969, foi membro da Ordem dos Servos de Maria (servitas). Largou o ofício religioso por querer se casar e devidos aos constantes conflitos que tinha com o arcebispo cardeal de Chicago.
Crossan foi ordenado sacerdote em 1957; em 1959 recebeu o Doutorado em Divindade no St Patrick's College (Maynooth) (Irlanda); entre 1959 e 1961 estudou no Pontifício Instituto Bíblico em Roma; entre 1965 e 1967 estudou na Escola Bíblica de Jerusalém.
Entre 1969 e 1995 integrou o corpo docente da DePaul University, em Chicago; entre 1985 e 1996 foi co-presidente do Jesus Seminar; entre 1972 e 1976 presidiu o Seminário Parábolas; entre 1980 e 1986 foi editor da “Semeia” uma publicação de crítica bíblica; entre 1993 e 1998 foi presidente da Seção Jesus Histórico da Sociedade de Literatura Bíblica, uma associação internacional para o estudo acadêmico da Bíblia com sede nos Estados Unidos; recebeu prêmios de excelência acadêmica da Academia Americana de Religião, em 1989; da DePaul University, em 1991 e em 1995; e um doutorado honorário da Stetson University (DeLand, Flórida), em 2003.
Crossan escreveu 27 livros que abordam principalmente o Jesus Histórico, o Apóstolo Paulo e o Cristianismo Primitivo. O núcleo acadêmico de sua obra é a trilogia de:
- “O Jesus Histórico: A Vida de um Camponês Judeu no Mediterrâneo” (1991);
- “O Nascimento do Cristianismo” (1998);
- “Em Busca de Paulo” (2004), em co-autoria com o arqueólogo Jonathan L. Reed.
Também merecem destaque os livros que escreveu em conjunto com Marcus Borg:
- “A Última Semana, um Relato Detalhado dos Dias Finais de Jesus” (2006);
- “O Primeiro Natal” (2007) e
No livro “A Última Semana, um Relato Detalhado dos Dias Finais de Jesus”, utiliza o Evangelho de Marcos como fonte para defender a tese de que Jesus foi um radical que morreu na cruz não para redimir nossos pecados, mas para servir de modelo de combate ao mal. E o mal, tanto poderia ser o antigo Império Romano quanto qualquer governo que oprima um povo por meio da política ou da exploração econômica. Trata-se de um ponto de vista polêmico, pois se opõe a tese mais aceita entre os cristãos que afirma que Jesus morreu pelos pecados do mundo.

Outros livros de Crossan publicados no Brasil.


- Em Busca de Jesus;












- Jesus: uma biografia revolucionária;











- Quem matou Jesus?











- O Essencial de Jesus.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.