quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

194 - Karl Barth: teólogo mais importante do século XX

Karl Barth nasceu em Basel, na Alemanha, em 10 de maio de 1886. Seu pai era teólogo Fritz Barth. Na idade de dezesseis anos, Barth decidiu tornar-se teólogo, e em 1904 (aos dezoito anos) começou seus estudos na Universidade de Berna, inicialmente, recebeu instruções de seu pai. Barth estudou em algumas das melhores instituições da Alemanha, Berlim, Tübingen e Marburgo, além de Berna. Barth tornou-se um aprendiz de pastor em Genebra em 1909 e em seguida, pastor da vila suíça Safenwil em 1911. Dedicou muito dos seus anos de vida a pregação. Durante a década de 1920, Barth ensinou teologia na Universidade de Göttingen e, posteriormente, na Universidade de Münster.
Embora suíço-alemão, Karl Barth recusou ser intimidado pela tentativa nazista de dominar a vida religiosa na Europa Central. Barth foi influência importante por trás da formação da Igreja Confessional Alemã, que permaneceu fiel ao cristianismo ortodoxo e oposta a Hitler. Depois da guerra, Barth continuou ensinando teologia, muitas vezes nas ruínas das universidades alemãs bombardeadas. Suas pregações, escritos e ensinamentos causaram enorme impacto na Europa e nos Estados Unidos. Suas conferências e caráter inspiraram esperança em uma sociedade despedaçada e desanimada. Para Barth, os horrores da guerra só podiam ser entendidos em termos de pecado e em necessidade de redenção, e não da ignorância e cm necessidade de conhecimento, como ensinava o liberalismo clássico. A humanidade podia ter esperança, mas só com base na obra de Cristo na cruz.
A contribuição mais importante de Karl Barth para o pensamento cristão foi uma restauração de uma teologia centrada em Deus baseada na revelação divina da Palavra de Deus em Cristo, Escritura e pregação. Na opinião de muitos historiadores da Igreja, Karl Barth é o teólogo protestante mais importante do século XX. A obra mais famosa de Barth foi “Comentário aos Romanos” e, “Dogmática da Igreja”, um trabalho de quatorze volumes que ele continuou a desenvolver ao longo de sua vida e que permaneceu incompleto na sua morte.
Embora Barth tivesse sido atraído pelo liberalismo protestante clássico no início da carreira, suas experiências como pastor jovem de 1911 a l 921 levou-o a inverter sua posição teológica. A rejeição de Barth do liberalismo e seu otimismo alegre sobre a natureza humana foi somente aprofundada pelo imenso sofrimento da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Significativamente influenciado pelos escritos de Martinho Lutero, Barth voltou-se à revelação divina da Escritura em busca da verdade. Diferente do liberalismo protestante, que via a Escritura nada mais que sabedoria humana e literatura bonita, Barth enfatizou que a Escritura continha a revelação de um Deus todo poderoso e transcendente.
Barth suspeitava das habilidades da razão humana, e enfatizava a necessidade de o Espírito Santo tornar as palavras da Escritura em valor espiritual. Junto com outros teólogos, especificamente Emil Brunner e os americanos Reinhold e Richard Niebuhr, Karl Barth enunciou habilmente as doutrinas cristãs tradicionais. Através do trabalho deles, doutrinas cristãs essenciais, como a realidade do pecado e a separação de Deus, a importância da redenção em Cristo e a convicção em um Deus transcendente, recuperaram credibilidade acadêmica. Karl Barth morreu em 10 de dezembro de 1968.

 Livros de Karl Barth em Português:

Coleção Karl Barth





















Batismo em diferentes visões Karl Barth Oscar Cullmann












Introdução a Teologia Evangélica











A Proclamação do Evangelho












Carta aos Romanos












Chamado ao Discipulado












Credo, Comentário ao Credo Apostólico












Dádiva e Louvo












Esboço de uma Dogmática












Fé em busca de compreensão












O Pai nosso, a oração que Jesus ensinou aos seus discípulos












Palavra de Deus, Palavra do Homem












Revelação de Deus como sublimação da religião












Senhor ouve nossa oração













Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Karl Barth: teólogo mais importante do século XXhttp://biblicoteologico.blogspot.com.br/2015/01/karl-barth-teologo-mais-importante-do.html. Acesso em: _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.