sábado, 20 de setembro de 2014

151 - Oscar Cullmann (1902-1999): As origens do cristianismo




Teólogo de confissão luterana e um dos mais notáveis de nosso tempo. Seus trabalhos de história e exegese contribuíram decisivamente para o conhecimento das origens do cristianismo. Seus anos de estudo e docência discorrem entre Estrasburgo e Basiléia. Posteriormente se tornou professor da Sorbonne e da Faculdade de Teologia Protestante de Paris. Além dessas atividades acadêmicas, Cullmann foi presidente da ajuda aos refugiados franceses na Suíça entre 1940-1945. Mais tarde, foi escolhido membro do comitê executivo do Instituto Ecumênico de Jerusalém, fundado em 1967 por Charles Moeller. De 1962 a 1965 participou como observador não católico das quatro sessões do Concílio Vaticano II, diante do qual, praticamente, representou o protestantismo.
A obra de Cullmann é uma contribuição notável para a exegese e para a história dos primeiros séculos do cristianismo. É clássico seu estudo Cristo e o tempo (1946). Em São Pedro, discípulo, apóstolo e mártir (1952), aborda o problema do primado pontifício. Em Deus e César (1953) e em Jesus e os revolucionários de seu tempo (1970) abordam-se os problemas da relação entre fé e política.
Dois aspectos caracterizam a obra e a atividade literária de Cullmann:
1) O método exegético, pelo qual tenta desprender-se de todo sistema filosófico ou teológico na interpretação dos textos do NT.
2) Uma atitude de espírito particularmente impressionante: o encontro com as demais confissões.
Rejeita um ecumenismo fácil, no qual os cristãos se encontrem sobre a base de uma crítica puramente negativa às Igrejas, ou sobre a base de uma capitulação diante do mundo e, em especial, diante das correntes do mundo moderno. Está convencido do universalismo cristão, e este pode ser o seu terceiro aspecto:
“Toda escolha se faz para outros, para um grande número, para uma missão. Assim, Israel é escolhido para a humanidade, Jesus Cristo para o mundo inteiro e os doze apóstolos para uma Igreja destinada a cobrir a terra. Esses princípios são indissociáveis”.
A Oração do Novo Testamento

 Batismo em Duas Visões: Barth e Cullmann

 Cristo e o Tempo











A Formação do Novo Testamento













Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos:

RUBENS, David. Oscar Cullmann: As origens do cristianismo. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2014/09/oscar-cullmann-1902-1999-as-origens-do.html: Acesso em: _____________.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.