domingo, 16 de novembro de 2014

168 - Emil Brunner



Heinrich Emil Brunner nasceu em 23 de dezembro de 1889, em Winterthur, na Suíça, onde esteve grande parte de sua vida. Estudou em Zurique, onde em 1908 formou-se. Depois dedicou-se aos estudos teológicos, primeiro em Zurique, depois em Berlim e Nova Iorque e finalmente retornou a Zurique, onde obteve o doutorado em Teologia em 1913. Foi professor de Teologia em Zurique, em Princeton e no Japão. Seu pensamento teve maior repercussão no exterior, do que em sua terra natal. Brunner foi um teólogo da Neo-Ortodoxia, que se levantou contra o Liberalismo Teológico de sua época. A Neo-Ortodoxia buscou resgatar algumas idéias e temas da Reforma Protestante reinterpretando-os à luz do conhecimento moderno. Brunner deu ênfase à transcendência de Deus, à responsabilidade do homem como criatura, ao pecado, à culpa, à singularidade de Cristo como mediador da revelação e da graça e ao encontro pessoal com Deus na revelação.

Em 49 anos de produção literária, Brunner escreveu 396 livros e artigos eruditos para revistas. Foi um teólogo de base reformada e combateu a idéia de que Jesus era apenas um grande mestre e mártir humanitário. Para ele, Jesus é a única e exclusiva encarnação do Verbo de Deus. Brunner reabilitou e reafirmou doutrinas cristãs históricas, como a Revelação de Deus, a encarnação, a ressurreição de Jesus, a centralidade de Jesus na salvação, a necessidade de uma fé pessoal, a autoridade das Escrituras em matéria de fé e prática e a existência da igreja mais como uma comunhão do que como uma instituição.

Brunner e Barth



Livros de Emil Brunner:
                                   
Dogmática Vl. 1












Dogmática Vl. 2











Dogmática Vl. 3










  O escândalo do Cristianismo










O Equívoco sobre a Igreja


Teologia da Crise











Romanos











Emil Brunner: Biografia




Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Emil Brunner. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2014/11/emil-brunner.html. Acesso em: _____________.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.