segunda-feira, 12 de outubro de 2015

270 - Estudos do Antigo Testamento, José Luis Sicre



Com Os Pobres da Terra - A Justiça Social Nos Profetas de Israel

O profetismo é, indiscutivelmente, um dos mais importantes movimentos que geram a compreensão cristã. Pois, este movimento não apenas fundamenta a identidade de Jesus como Cristo de Deus, mas, também, disponibiliza metodologicamente a forma e conteúdo da escola discipular do 'Mestre Galileu'... Este livro é uma abertura enorme para a compreensão do profetismo, sobretudo, no que diz respeito ao envolvimento direto do movimento com o problema da justiça e sua efetivação na história, partindo das influências egípcia, mesopotâmica, cananea, fenícia e hitita sobre o antigo Israel. Por certo estamos de posse de uma grande contribuição para o estudo do Antigo Testamento.
Pg. 640
Academia Cristã



De Davi Ao Messias 

Oferece uma visão panorâmica dos textos do Antigo Testamento, dos Apócrifos Judeus e de Qumrán sobre a formação e o desenvolvimento da esperança messiânica em Israel.
Pg. 376
Editora Vozes







Profetismo em Israel: o Profeta, os Profetas, a Mensagem 

Universo imenso e complexo, o profetismo é aqui apresentado por um mestre à altura do desafio. A rica matéria colhida neste ensaio se distribui nas seguintes partes principais: a figura do profeta (adivinhação e profecia; os mediadores; Deus e os profetas: os meios de comunicação, vocação e crise; o profeta e a sociedade; os meios de transmissão da mensagem: a palavra, as ações simbólicas, palavra escrita e livros); a história do movimento profético em Israel (antecedentes em outros povos; as figuras mais destacadas na S. Escritura, como Amós e Oseias, Isaías e Miqueias, etc.); temas centrais na mensagem dos profetas (condenação da idolatria, luta pela justiça, atitude do profeta diante do culto oficial, etc.).
Pg. 540
Editora Vozes



Os Profetas

José Luis Sicre aborda neste livro os principais temas da profecia: a sua estreita relação com a história, a questão da palavra e da escrita na transmissão da mensagem profética com o culto “oficial”, a figura do profeta no seu tempo.
Pg. 127
Edições Paulinas






Introdução ao Antigo Testamento

Este livro serve como guia que indica o essencial e que, ao mesmo tempo, faz também perceber o detalhe importante e que muitas vezes pode passar despercebido na leitura do texto bíblico. Não se trata de um livro pesado, com um turbilhão de dados difíceis de serem digeridos. Esta Introdução se divide em cinco longos temas com vários capítulos cada um, que separam didaticamente o que é essencial do que é secundário. O Autor procura juntar o ameno e pedagógico com o científico, dando ao Leitor uma visão completa do Antigo Testamento à luz das pesquisas atuais. Este livro pode ser de grande proveito para estudantes de Teologia, para padres de paróquias e leigos engajados, interessados no conhecimento e vivenciação da História da Salvação.
P. 330
Editora Vozes



José Luis Sicre
José Luis Díaz Sicre (Cádiz, 1940), jesuíta, possui doutorado em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor emérito da Pontifício Instituto Bíblico de Roma e da Faculdade de Teologia de Granada, professor visitante da Faculdade de Teologia de San Miguel (Buenos Aires) e da Universidade de Valparaiso (Chile). Ele também lecionou em El Salvador, Israel e Brasil. Diretor literário e teológico do Novo Comentário Bíblico Espanhol. Nos anos 1998-2004 foi diretor da Associação Bíblica espanhol.




Livros Publicados
Os deuses esquecidos. Poder e riqueza nos profetas pré-exílico. Cristianismo 1979 edições.
Com os pobres da terra. A justiça social nos profetas de Israel. Cristianismo 1984 edições. Também pela Paulus e Editora Academia Cristã.
Profecia em Israel. Verbo Divino 1991. 7 reimpressão de 2007.
Introdução ao Antigo Testamento. Verbo Divino 1992. 2010 11ª reimpressão. Também pela editora Vozes.
De Davi até o Messias. Textos básicos da esperança messiânica. Verbo Divino 1995. Também pela editora Vozes.
O quadrante. 3 volumes sobre os Evangelhos e do mundo de Jesus. Verbo Divino. Estella 1996-1998. 9 reimpressão de 2009. Também pela Edições Paulinas
Memórias Andronicus. Parte ficcional do quadrante. Verbo Divino. 5a ed. 2006.
Joshua. Introdução e comentário. Verbo Divino. Estella 2002.
Para os confins da terra. 3 volumes de Atos dos Apóstolos e as cartas de Paulo. Verbo Divino. Estella 2005-2007.
Introdução ao Antigo Testamento. Nova edição ampliada e atualizada. Verbo Divino, Estella 2011. Também pela editora Vozes
Introdução à profecia bíblica. Verbo Divino, Estella 2012 (no prelo).



Trabalha em colaboração com Luis Alonso Schökel
Profetas. 2 vol. Ediciones cristianismo, Madrid de 1982. Também pela editora Paulus.





















David Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.