quinta-feira, 16 de julho de 2015

218 - Roland de Vaux: Instituições de Israel no Antigo Testamento



Instituições de um povo são as formas de vida social que esse povo aceita por costume, escolhe livremente ou recebe de uma autoridade. Os indivíduos se submetem às instituições, mas estas, por sua vez, não existem senão em função da sociedade que regem, quer se trate de uma sociedade familiar, política ou religiosa. Variam com o tempo e com os lugares, e dependem, até certo ponto, das condições naturais: geografia, clima etc.; mas se distinguem essencialmente das formas de associação das plantas ou dos animais e de suas mudanças pela intervenção, coletiva ou individual, da vontade humana.
As instituições de um povo antigo estão, portanto, intimamente ligadas não só ao seu hábitat, mas também à sua história. Feitas à sua medida, levam a marca de sua psicologia, de suas idéias sobre o homem, o mundo e Deus. Como a literatura, as artes, as ciências, a religião, as instituições são um elemento e uma expressão da civilização de um povo. Para descrever e compreender essas formas antigas, o historiador deve levar em conta todos os vestígios do passado. Em primeiro lugar, os textos, que são sempre mais explícitos, mas também os monumentos, inclusive os mais humildes restos do trabalho humano, tudo o que lhe permita reconstruir as condições e o quadro de vida social desse povo.
Essas relações múltiplas explicam o fato de que as instituições de Israel tenham sido estudadas principalmente como parte de um conjunto mais vasto. Amplos estudos lhes são consagrados nas obras clássicas de história: R. KITTEL; E. SCHÜRER; J. PIRENNE.
Todos esses autores escreveram boas obras que foram constantemente utilizadas na composição do presente trabalho. Mas, pensei que as instituições do Antigo Testamento podiam constituir muito bem o tema de um estudo especial. A fonte principal é evidentemente a Bíblia. Fora das seções legislativas ou rituais, a Bíblia não trata diretamente de questões institucionais. Contudo, os livros históricos, proféticos e sapienciais contêm muitas informações, que são tanto mais interessantes por nos revelarem o que na realidade se fazia e não o que se deveria fazer. A utilização destes textos supõe uma exegese exata e uma crítica literária que lhes designe uma data, já que o desenvolvimento das instituições seguiu o desenvolvimento da história. A arqueologia em sentido próprio isto é, o estudo dos restos materiais do passado, apenas intervém acessoriamente para reconstruir o quadro real em que funcionavam as instituições: as casas onde viviam as famílias, as cidades administradas pelos Anciãos do povo ou pelos oficiais do rei, as capitais onde residia a corte, as portas onde se fazia justiça e onde se instalavam os comerciantes com suas balanças e seus pesos dentro de uma bolsa, as muralhas que o exército defendia, as tumbas perto das quais os ritos fúnebres se realizavam, os santuários onde os sacerdotes dirigiam o culto. Para serem bem compreendidas, as instituições de Israel devem, finalmente, ser comparadas com as instituições dos povos vizinhos, sobretudo a Mesopotâmia, o Egito e a Ásia Menor, onde a documentação é superabundante, e também, não obstante a escassez de nossa informação, com as instituições dos pequenos Estados da Síria e Palestina entre os quais Israel entalhou para si um território ou que foram fundados ao mesmo tempo que ele, e com os quais teve contatos de todo tipo.
O livro (Instituições de Israel) oferece somente as conclusões de todas estas buscas. À maneira de introdução, e por causa de sua sobrevivência tenaz, expõem-se primeiramente os costumes nômades e a organização das tribos. Estudam-se, a seguir, as instituições familiares, civis, políticas, militares e religiosas.
Jerusalém, junho de 1957




Roland Guérin de Vaux (1903-1971). Historiador, arqueólogo e biblista francês, Padre Dominicano e doutor em teologia, foi diretor da famosa École Biblique de Jerusalén (1945-1965), participou das escavações de Tell al-Faran (1946-1960), Qirbet Qumran (1949-1958) e Jerusalém (1961-1963).

Instituições de Israel no Antigo Testamento
Na minha opinião, um dos mais belos livros sobre instituições de Israel já público.


Edição da Teológica 
Edição da Vida Nova



















Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Roland de Vaux: Instituições de Israel no Antigo Testamento. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2015/07/roland-de-vaux-instituicoes-de-israel.html. Acesso em: _____________.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.