terça-feira, 14 de janeiro de 2014

86 - Frank Crüsemann

Frank Crüsemann (9 de julho de 1938 em Bremen), estudioso alemão do Antigo Testamento, ensinou de 1980 à 2004 no Seminário Teológico Betel.
Crüsemann estudou teologia em Hamburgo, Heidelberg, Erlangen e Mainz nesta última sob orientação de Hans Walter Wolff, onde defendeu a tese doutoral sob o título: “Estudos sobre a história das formas de hino e canção de ação de graças em Israel” 1969.
A principal área de trabalho de Crüsemann, é a história social do antigo Israel, bem como a questão hermenêutica do papel da primeira parte da Bíblia para a fé cristã como um todo. Em contraste com uma visão puramente historicista seu foco está na compreensão científica do texto canônico.

Canon e Historia Social - Ensaios sobre o Antigo Testamento
A tentativa de oferecer uma interpretação histórica e histórico-social à forma final dos textos bíblicos abre perspectivas novas, surpreendentes, particularmente para as suas questões teológicas e hermenêuticas básicas.
Este livro reúne os mais importantes trabalhos de Grank Crüsemann sobre textos centrais do Antigo Testamento e problemas fundamentais da hermenêutica veterotestamentária. À media que, de um lado, mantêm em vista o contexto canônico dos textos e, de outro, iluminam seu fundo histórico-social, os ensaios aqui reunidos abrem um novo acesso à proto-história, às narrativas de Abraão e Jacó, ao livro de Oséias e aos Salmos.
Estudos sobre a estrutura do cânon, sobre as transformações e a função da tradição do êxodo e da importância teologia do Antigo Testamento para a teologia cristã arrematam este volume.


Torá (A)Teologia e história social da lei do Antigo Testamento
Esta obra acentua uma nova interpretação dos textos mais importantes do direito do Antigo Testamento no seu respectivo contexto histórico-social e sua ligação com as questões teológicas fundamentais, assim como as questões éticas atuais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.