domingo, 28 de dezembro de 2014

183 - Teologia Sistemática. Obras Publicadas no Brasil

Organizei uma breve apresentação de todas as teologias sistemáticas publicadas no Brasil com o objetivo de auxiliar os estudantes de teologia a fazer suas escolhas. São obras de diversos períodos e das mais variadas linhas confessionais. 


Teologia Sistemática de Pannenberg
Wolfhart Pannenberg
2201 Páginas
Uma das maiores construções teológicas do século 20. A teologia sistemática de Wolfhart Pannenberg já alcançou um lugar de destaque no planeta global no século 2, tanto por sua edição original em alemão como por suas diversas traduções. A elas se soma, agora, ela importante tradução, que disponibiliza ao publico de língua portuguesa esta magistral síntese de fé cristã, bem embasada nos textos bíblicos, consciente dos desdobramentos da história da teologia, e sempre em diálogo com as principais correntes do pensamento atual.
Editoras: Academia Cristã e Paulus


Teologia Sistemática de Strong - 2 volumes
Augustus Hopkins Strong
1.918 Páginas
Augustus Hopkins Strong, filósofo, teólogo e educador norte-americano. Por 40 anos foi ele presidente e professor do Seminário Teológico de Rochester, Estado de Nova York. Sua magnum opus é esta obra lançada no início do século passado e que continua a ser uma referência indispensável a quem estuda as Sagradas Escrituras voltado para as suas doutrinas. Com erudição, destreza e farta documentação, Strong discorre sobre os ensinos da Palavra de Deus, dentro do ramo a que se propôs: a Teologia Sistemática. O seu método de abordagem do assunto é exclusivo, o que também motiva grande procura pela obra. Os diversos e valiosos índices no final da obra, torna-a ainda mais útil e prática.
Editora: Hagnos


Teologia Sistemática de Charles Hodge
Charles Hodge
1.712 Páginas
Esta obra foi escrita por Charles Hodge, um consagrado teólogo lúcido em seus pensamentos, vigoroso em suas afirmações e respeitado pela sua integridade cristã, fiel ao conteúdo das Antigas Escrituras dos patriarcas, profetas e apóstolos. Sua Teologia Sistemática não é especulativa, nem filosófica, nem teórica, mas Bíblica. Chamado de O Velho Hodge esta Teologia Sistemática se mantém fiel aos moldes da reforma do século XVI, pelo prisma da fé dos antigos pais, crendo na legítima Tradição Reformada.
Editora: Hagnos


Teologia Sistemática Pentecostal - uma perspectiva pentecostal
J. Rodman Williams
1.216 Páginas
Teologia Sistemática Pentecostal “Teologia sólida, trazendo perspectiva doutrinária e novas bases bíblicas para o movimento carismático.” JACK W. HAYFORD Teologia sistemática: uma perspectiva pentecostal trata de todo o leque da verdade cristã dentro da tradição carismática. Originalmente publicada em três volumes, esta obra representa a primeira articulação completa e equilibrada da teologia carismática. Teologia sistemática: uma perspectiva pentecostal apresenta em um volume: Livro Um: Deus, o mundo e a Redenção Livro Dois: A Salvação, o Espírito Santo e a vida cristã Livro Três: A Igreja, o Reino e as últimas coisas Em Teologia sistemática, o autor trata de todas as doutrinas básicas da fé cristã por uma perspectiva pentecostal. A leitura desta obra demonstrará que o foco principal do autor é a verdade, com o desvelo constante de manter fidelidade à Palavra de Deus. Como teologia, esta obra é um feito intelectual. Mas é muito mais. O autor desafia a igreja a assumir sua tarefa de fazer teologia com a atitude adequada: •Atitude de oração •Senso cada vez mais profundo de reverência •Pureza crescente de coração  •Espírito de amor cada vez maior •Abordagem teológica firmada na glória de Deus.
Editora Vida


Dogmática Cristã 2 volumes

Carl E. Braaten
1192 Páginas
Dogmática cristã e pensada, simultaneamente, como obra ecumênica e de confessionalidade luterana. sua ecumenicidade dá-se, sobretudo, pela escuta atenta, avaliação e recepção criteriosa da tradição dogmática católica, sempre que desvios dessa tradição se comprovam como reducionistas os sectários.
Sua confessionalidade está intimamente vinculada à afirmação e atualização da proposta de uma justificação somente pela fé, à parte das obras da lei, entendida como o princípio crítico fundamental da Reforma.
Carl e. Braaten coloca de maneira clara a aplicação desse princípio em seu prefácio ao v. I: É a exigência de submeter continuamente toda pregação, liturrgia, poimênica, administração eclesiástica, etc. à seguinte pergunta: este ato determinado de ministério leva as pessoas a encontrar a justificação de suas vidas.
Editora Sinodal


Teologia Sistemática Perspectivas Católico-Romanas
Rancis S Fiorenza e John P Galvin 
446 Páginas
Esta obra de teologia sistemática busca explicar os principais elementos da teologia católico-romana e como ela desenvolveu-se a partir do Vaticano II.
Editora Paulus





Dogmática Cristã

Lelington Lobo Franco
632 Páginas
Após alguns anos fora do mercado, esta nova edição da Dogmática Cristã é oferecida com uma série de procedimentos que, de certa forma, rejuvenescem o conteúdo. O texto foi totalmente revisado.
Em certos casos, termos que perderam o sentido ou tiveram o sentido alterado, foram atualizados. O estilo foi trabalhado no sentido de adequar-se mais ao que é praticado hoje.
As citações de documentos das Confissões luteranas foram substituídas por textos de traduções que surgiram posteriormente, como o Livro de Concórdia. A edição original era oferecida em dois volumes.
Editora Concórdia


Esboço de Uma Dogmática

Karl Barth
224 Páginas
Para Karl Barth, realizar a Dogmática era uma vocação, era seu sacerdócio: fazer conhecer a palavra de Deus pela capacidade de divulgação humana, palavra que é inspiradora ao homem de fé.Nesta obra, que poderíamos chamá-la de introdutória à maior obra de Karl Barth (Dogmática Eclesiástica), o teólogo suíço parte do Credo Apostólico para formular um corpo dogmático cristão, em que a ideia de cada afirmação contida na mais antiga confissão de fé da Igreja Cristã é tratada com grande profundidade.
Fonte Editorial


Teologia Sistemática - Bíblica e Histórica
Robert D. Culver
1534 Páginas
Teologia sistemática ousada, abrangente e fiel. Esta obra está baseada claramente no fundamento bíblico e é marcada pela erudição genuína, clareza doutrinária e percepção histórica. Apesar do escopo abrangente, este livro foi escrito com simplicidade e clareza, duas virtudes muitas vezes ausentes em teologias sistemáticas. Profundamente arraigado na riqueza da sabedoria bíblica, e dependente do testemunho da teologia histórica ao longo dos séculos.
Autor: Robert Culver nasceu na região rural do condado de Yakima, estado de Washington (EUA). Formado pela Faculdade Heidelberg (A.B.) e pelo Grace Theological Seminary (B.D., Th.M., Th.D.), fez estudos pós-doutorais na Universidade de Minnesota.
Shedd Publicações


Teologia Sistemática de Bergstén
Eurico Bergstén
436 Páginas
A teologia organiza os conhecimentos e informações sobre as mais diversas questões bíblicas, tais como: Deus Jesus O Espírito Santo A Bíblia Os anjos O homem A Igreja As Últimas Coisas Em Introdução Teologia Sistemática, o pastor e missionário Eurico Bergstén trata desses importantes assuntos, verdadeiras chaves para o entendimento da rainha das ciências O missionário Eurico Bergstén nasceu em Helsinque, Finlândia, e foi professor, conferencista e comentarista de revistas de escola dominical. Dedicou-se obra do Senhor aqui no Brasil por cinco décadas.
Editora CPAD


Teologia Sistemática de Chafer
Lewis Sperry Chafer
2.552 Páginas
2 Tomos (4 volumes em cada tomo) Tomo 1 - Volume 1-4 Tomo 2 - Volume 5-8. Uma coleção completa (oito volumes divididos em 2 tomos) que expõe com precisão a teologia cristã. Apresenta um estudo alicerçado nas Escrituras Sagradas por meio de uma metodologia de pesquisa transparente e lúcida. Oferece ao leitor uma obra bem documentada e com recursos úteis à pesquisa e ao estudo doutrinário. Lewis Sperry Chafer (1871-1952). Nasceu na família de um pastor e foi educado em música na Faculdade e Conservatório de Música de Oberlin, nos EUA. A teologia de Chafer pode ser caracterizada como bíblica, calvinista, pré-milenista e dispensacionalista.
Editora Hagnos


Teologia Sistemática de Charles finney
Charles Finney
744
A teologia de Finney não é calvinista nem arminianista. Ele fala da predestinação, da reprovação e da eleição com a liberdade que lhe propicia o Novo Testamento. É um pentecostal transitando com desenvoltura por vários caminhos. A teologia de Finney é acadêmica, mas não é hermética. A linguagem é difícil, mas não intricada. O estilo é complexo, mas não indevassável. É uma obra que exige reflexão e paciência.
Editora CPAD


Teologia Sistemática de Norman Geisler (2 volumes)
Norman L. Geisler
2.248 Páginas
O trabalho culminante de uma vida inteira dedicada ao estudo e pesquisa. O Dr. Norman Geisler, nesta coleção, trata dos temas mais importantes da teologia sistemática. A teologia propriamente dita, a Bíblia, a criação, a doutrina de Deus, a Salvação, o Senhor Jesus Cristo, as Últimas Coisas serão tratados de forma clara e muito bem pesquisada, de modo que o leitor tenha em suas mãos, para pesquisa, o fruto de uma vida dedicada teologia e a defesa da fé cristã. Como o clímax e a síntese de décadas de ensino e escritos de Norman Geisler, esta obra inestimável despertará o interesse de todos que apreciam abordagens filosóficas, históricas e apologéticas da Teologia. Explicações e definições de termos-chave tornam esse texto acessível para uma ampla gama de leitores, começando pelos estudantes que iniciam na Teologia.
Editora: CPAD


Teologia Sistemática de Paul Tillich
Paul Tillich
872 Páginas
Este livro de Tillich é a compilação dos três volumes correspondentes ao conjunto do seu trabalho sistemático, tratando das questões básicas do ser, da existência e da vida.  “Certamente os três volumes de minha Teologia Sistemática não teriam sido escritos se eu não estivesse convicto de que o evento que deu origem ao cristianismo possui um significado central para toda a humanidade tanto antes como depois dele”.
Editora: Sinodal


Teologia Sistemática de Stanley Horton
Stanley M. Horton
808 Páginas
Santíssima Trindade Criação do Universo e da Humanidade Batismo no Espírito Santo Dons Espirituais Cura Divina Missão da Igreja Estes e outros assuntos são explicados sob a ótica pentecostal. Esta Teologia Sistemática é indispensável para se ter uma visão clara e sem preconceitos da fé pentecostal.
Editora: CPAD



Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica
Alister E. McGrath
664 Páginas
Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica parte do pressuposto profundo sobre a teologia em geral, assim, pode ser considerado uma excelente introdução à teologia cristã, definida pelo autor como a tentativa de compreesão dos recursos básicos da fé, feita à luz daquilo que cada época considera como os melhores métodos.
 Edições Vida Nova



Teologia Sistemática Berkhof
Louis Berkhof
750 Páginas
Sucessivas edições e reimpressões da Teologia Sistemática de Louis Berkhof uma das mais usadas em nosso país.
Editora Cultura Cristã






Introdução à Teologia Sistemática
Millard J. Erickson
544 Páginas
Trata-se de uma obra concisa e profunda. Além de apresentar uma excelente introdução ao assunto, o autor aborda temas como a revelação, a doutrina de Deus, a criação, a providência, o pecado, a doutrina de Cristo, o Espírito Santo, a expiação, a salvação, a igreja e a escatologia.





Teologia Sistemática Grudem
Wayne Grudem
1104 Páginas
Esta teologia destaca-se por alguns aspectos essenciais: comunicação atual; clareza e honestidade; conteúdo abrangente e relevante. Nela você vai encontrar um tratamento sério e franco de questões como: Batalha espiritual (incluindo um exame da possessão demoníaca de cristãos). O papel da mulher na liderança da igreja (não deixando de fora a discussão sobre o pastorado feminino). Quem são e que fazem os anjos. Dons espirituais na igreja (incluindo dons como cura, profecia e outros superestimados ou desvalorizados pelas igrejas de hoje). A criação do mundo (ou seria mesmo evolução?).
Edições Vida Nova


Teologia Sistemática Sturz
Richard Julius Sturz
816 Páginas
Este livro propõe uma tese inovadora: sistematizar as doutrinas centrais da fé a partir da cristologia e ao mesmo tempo criar uma ponte entre a teologia tradicional e a cultura brasileira, de modo que seja possível escaparmos do aprisionamento cultural. A ideia é mostrar que Cristo deve ser o critério que estabelece a primazia das Escrituras bem como o lugar apropriado da tradição, da experiência e da filosofia no labor teológico. Além disso, uma das preocupações cruciais desta obra é o tema da solidariedade social, vista pelo autor como chave para compreendermos a verdade bíblica a respeito da igreja local e da sociedade em que ela está inserida. Nesse aspecto o confronto com a teologia da libertação é inevitável.
Edições Vida Nova


Teologia Sistemática de Franklin e Myatt
Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual
Franklin Ferreira - Alan Myatt
1248 Páginas
Além dos tradicionais assuntos tratados em uma Teologia Sistemática, esta obra proporciona ao leitor os seguintes diferenciais: 
• Adota uma metodologia integrativa que analisa importantes questões religiosas, históricas, apologéticas e práticas. Essa metodologia divide o estudo em 6 etapas: definição do problema; estudo histórico e comparativo (com um estudo das religiões, seitas e filosofias mais significativas); estudo bíblico; estudo sistemático, estudo apologético e aplicação prática na vida e no ministério.
• Inclui respostas a problemas relevantes levantados pela situação cultural atual. Portanto, o leitor terá em mãos uma obra que vai além da mera sistematização do ensino bíblico, pois procura responder de forma adequada a questões cruciais do contexto atual.
Edições Vida Nova

Manual de Teologia Sistemática
Zacarias de Aguiar Severa
432 Páginas
Este completo manual apresenta a definição, bem como a distinção do que é Teologia e sua inegável importância. Traz também conceitos e a necessidade da revelação, a autoridade da Escritura Sagrada bem como sua divina inspiração. Aborda de forma detalhada a Doutrina de Deus, a Trindade Divina, As Obras de Deus, Os Anjos, a Doutrina do Homem, a Doutrina do Pecado, a Doutrina de Cristo, Doutrina da Salvação e a do Espírito Santo, a Doutrina da Igreja e ainda a Doutrina das Últimas Coisas.
Editora AD Santos


Dogmática reformada
Herman Bavinck
Assim como Agostinho, Calvino e Jonathan Edwards, Bavinck foi um homem com uma mente gigante, amplo conhecimento, sabedoria perene e enorme habilidade expositiva. Ter esse seu trabalho em nossa língua é um substancial enriquecimento. Sólida, mas lúcida; exigente, mas gratificante; ampla e profunda, perspicaz e equilibrada, a magistral Dogmática Reformada de Bavinck segue após um século sendo a mais elevada realização em sua área. J.I. Packer.
Editora Cultura Cristã


Teologia Sistematica Hermann Bavinck
Hermann Bavinck
624 Páginas
Religião, o temor de Deus, deve ser o elemento que inspira e anima a investigação teológica. Isso deve marcar a cadencia da ciência. O teólogo e uma pessoa que se esforça para falar sobre Deus. Professar a teologia e um trabalho santo. Hermann Bavinck. Bavinck foi professor Titular de Teologia, na Universidade Livre de Amsterda.
Editora Socep



Teologia Sistemática Pentecostal
Vários autores
572 Páginas
Teologia Sistemática Pentecostal que aborda te mas como: Eclesiologia, Angelologia, Soteriologia e muito mais.Escrita pelos principais expoentes da doutrina pentecostal brasileira. Uma ótima fonte de aprendizado e conhecimento.
Editora CPAD




Esboços de Teologia Hodge
A. A. Hodge
952 Páginas
Em 1860, após três anos de trabalho missionário na Índia e onze anos como pastor nos Estados Unidos, A. A. Hodge (1823-1886), filho de Charles Hodge, lançou sua mais conhecida obra – Esboços de Teologia. Expandida e revisada, a obra foi reimpressa na sua forma final em 1878, quando Hodge havia alcançado sua plena maturidade e iniciado seus oito anos memoráveis de ensino no Seminário Teológico de Princeton. Como uma síntese magistral, não somente do que havia sido ensinado em Princeton por mais de sessenta anos mas também das posições doutrinárias do cristianismo histórico, os Esboços de Teologia deram ao autor o título de "o popularizador da teologia científica", segundo Dr. Shedd. Outro contemporâneo escreveu: "Será difícil achar uma obra de semelhante porte, onde tanta teologia é apresentada tão claramente e, ao mesmo tempo, exposta de forma tão sucinta e interessante". A. A. Hodge era mais do que um habilidoso resumidor, ele era um dos grandes teólogos do mundo, possuidor de algumas sublimidades de gênio – "os poderosos elementos de grande pensador", conforme declarou W. M. Paxton quando Hodge faleceu. Falando de seu objetivo como professor de teologia, o autor certa vez escreveu: "Eu oro e labuto para que ao ganhar largura não percamos altura, e ao ganhar paz e amor não percamos pureza e verdade". Segundo a opinião de C.H. Spurgeon, ele foi longe na tentativa de alcançar esse ideal. Ao escrever para milhares que lêem The Sword and the Trowel, Spurgeon disse: "Recomendamos os Esboços de Teologia a todos os que gostariam de ser bem instruídos na fé. É um livro de texto padrão do nosso seminário. Divergimos dos seus ensinos sobre o batismo, porém, em tudo o mais endossamos Hodge em cada detalhe".
Editora PES


Esboços de Teologia Sistemática de Langston
A.             B. Langston
305 Páginas
A consciência doutrinária aliala à forma didática em que os temas: Deus, Pecado, Pessoa de Cristo, Salvação, Espírito Santo e Últimas Coisas aparecem neste livro, faz dele uma obra monumental. É uma fonte de consulta para os estudantes de Teologia, pastores e todos os que desejam aprofundar seus conhecimentos das doutrinas bíblicas.
Editora JUERP



Teologia Sistemática Horizonte pós-moderno
Alessandro Rocha
192 Páginas
Um estudo como este justifica-se pelo panorama em que se vê a teologia sistemática num momento de esgotamento de sentido e, portanto, de relevância. Infelizmente, o quadro atual aponta uma abordagem dos temas da fé cristã restrita à repetição sistemática de reflexões histórico-sociais do passado.
Editora Vida



Palestras Introdutórias à Teologia Sistemática
Henry Clarence Thiessen
396 Páginas
A Teologia Sistemática toma o material fornecido pela Teologia Exegética e Histórica e o arranja em ordem lógica sob os grandes títulos do estudo teológico. Dr. Thiessen tem o dom de apresentar de maneira clara, concisa e erudita as grandes doutrinas da área de teologia. Reconhecido e recomendado por muitos líderes evangélicos, este livro continua sendo um dos mais procurados na área de Teologia Sistemática.
Editora Batista Regular


Teologia Básica
Charles Caldwell Ryrie
672 Páginas
Um dos maiores obstáculos para aqueles que se dedicam aos estudos teológicos é a complexidade dos escritos acadêmicos. Charles C. Ryrie aceitou o desafio de tornar acessível aos leitores as mais complexas e importantes questões da teologia sistemática sem banalizá-la.
Editora Mundo Cristão



Manual de Teologia Moody
Paul Ennes
836 Páginas
Nesta presente obra o doutor Paul Enns reúne em um único volume um compêndio incluindo todos estes métodos teológicos. Qualquer que seja o interesse do aluno, ele prontamente encontrará material pertinente sem que seja necessário procurar de volume em volume ou de autor em autor para reunir este material. O autor começa com o tratamento da teologia bíblica e prossegue com uma sequência de estudos da teologia sistemática, teologia histórica, teologia dogmática e a teologia contemporânea. Assim, com uma análise comum, estas várias abordagens quanto ao conhecimento de Deus na Palavra, são reunidos, explicados e demonstrados neste Manual de Teologia Moody.
Editora Batista Regular


Uma Introdução a Teologia
M. James Sawyer
712 Páginas
Uma introdução à teologia é uma biblioteca em um volume! Do dispensacionalismo à teologia da libertação; de Charles Wesley a Paul Tollich; da epistemologia à eucaristia; e muito mais. O autor fornece a história e o contexto de cada um deles, um panorama de conteúdo e distinções teológicas, e uma análise crítica. A última parte apresenta ao leitor esboços biográficos de teólogos importantes, dicionário de termos teológicos comuns e bibliografia anotada das obras teológicas mais relevantes. O autor: M. JAMES SAWYER é Ph.D. pelo Seminário Teológico de Dallas, escritor e professor. Lecionou História da Igreja e História da Teologia por mais de vinte anos, em vários cursos, entre eles no Western Seminary, na Califórnia. Atualmente é professor de Teologia no A.W. Tozer Seminary, em Redding, California, e diretor dos Sacred Saga Ministries (SacredSaga.org), um veículo de treinamento das novas lideranças em locais onde a Igreja está crescendo.
Editora Vida


Prof. David Rubens, Dezembro de 2014

Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Teologia Sistemática. Obras Publicadas no Brasilhttp://biblicoteologico.blogspot.com.br/2014/12/teologia-sistematica-obras-publicadas.html. Acesso em: _____________.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a Teologia sistemática de Norman Gisler, e a de Franklin Ferreira, que está para chegar.

    ResponderExcluir
  3. Tenho a teologia sistemática do Norman Geisler, Charles Hodge e Wayne Grudem. Fiz o pedido da teologia sistemática do Strong. Vou fazer o pedido da do Franklin Ferreira. Pretendo adquirir o maior número de livros desse assunto para definir a minnha visão colocando essas teologias em contraste

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus irmão. Vi meu comentário acima e vejo que meu apetite pela Palavra e Deus aumentou e muito.Graças ao bom Deus consegui adquirir um bom esclarecimento estudando Teologia Sistemática, e com 1 ano e 8 meses de conhecimento teológico, já adquiri as Teologias Sistemáticas: Norman Geisler, Franklin Ferreira, Charles Hodge e A.H. Strong. Também tenho a Teologia do AT de Bruce K. Waltke, e a Teologia do NT de George Ladd. E obrigado por exclarecer as Sistemáticas dessa forma irmão. Que Deus lhe abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  5. Olá irmão muito bom seu blog,parabéns, tenho o T.S. de Stanley M. Horton e Strong e a de Strong é excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a do Strong é uma das melhores, principalmente no estudo sobre o pecado. Mas a teologia sistemática dele é boa como um todo, não apenas no pecado. Porém, já foi considerado que um dos maiores estudos sobre o pecado é dele

      Excluir
  6. Excelente artigo. Possuo as teologias sistemáticas de Millard Erickson, Louis Berkhof, Stanley M. Horton e Wayne Grudem... Deus seja glorificado por nos abençoar com essas publicações em nosso vernáculo.

    ResponderExcluir
  7. Goste demais do seu site, coloca todas as obras disponíveis em língua portuguesa, o que demonstra clareza, conhecimento e acima de tudo, não é tendencioso as obras expostas algumas delas se chocam, mas o site está de parabéns, quem quer conhecer mais tem aqui um excelente dica por onde começar e o que existe de disponível em nossa língua. Possua algumas das obras indicadas.

    ResponderExcluir
  8. Trouxemos o Chafer novamente
    https://www.cemporcentocristao.com.br/teologia-sistematica-de-chafer/p

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela ótima lista e descrições justas de casa obra. Só acho que seria interessante ter incluído: Da Doutrina Cristã, de Agostinho; As Institutas de Calvino; Compêndio de Teologia de Turretin e Dogmática Evangélica do Rev. Alfredo Borges Teixeira. Esta última sendo o primeiro Compêndio de Teologia a ser publicado por um Brasileiro e no Brasil!

    ResponderExcluir


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.