quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

14 - Teologia Liberal: Uma aproximação





Teologia Liberal: Uma aproximação

por

David Rubens




     O termo Teologia Liberal, tencionava indicar um livre método de investigação histórico-crítico das fontes da fé e da teologia, que não se sentisse vinculado aos dados posteriores da tradição dogmática. A Teologia Liberal nasceu da burguesia européia do século XIX com a Teologia Protestante. Tem seus antecedentes históricos na Filosofia da Religião de Hegel e na Teologia de Schleiermacher. Não é uma escola bem definida, se podem distinguir diferentes linhas de pensamentos. É chamada de Teologia Liberal a interpretação racionalista do Novo Testamento (Baur, Strauss) da primeira metade do século XIX. É designada como liberal a reflexão do teólogo de Göttinger, Albrecht Ritschl, e de sua escola, que incluía teólogos sistemáticos como Hermann, estudiosos do Antigo Testamento como Welhausen, do Novo Testamento como Jülicher, historiadores como Harnack e filósofos da religião como Troeltsch.

Suas características eram:


A) Leitura predominantemente ética do cristianismo;
B) Assunção rigorosa do método histórico-crítico e de seus resultados;
C) Relativização da tradição dogmática da Igreja, e particularmente da cristologia.
Os documentos mais significativos da Teologia Liberal são: A Essência do Cristianismo de Harnack e a Absolutidade do Cristianismo de Troeltsch.

Conclusão:
Por Teologia Liberal entende-se toda tentativa teológica que, em nome do método histórico-crítico e de seus resultados, exige uma revisão dogmática ou uma relativização da cristologia.





Georg Wilhelm Friedrich Hegel

(Estugarda, 27 de agosto de 1770Berlim, 14 de novembro de 1831) foi um filósofo alemão. Recebeu sua formação no Tübinger Stift (seminário da Igreja Protestante em Württemberg). Era fascinado pelas obras de Spinoza, Kant e Rousseau, assim como pela Revolução Francesa. Muitos consideram que Hegel representa o ápice do idealismo alemão do século XIX, que teve impacto profundo no materialismo histórico de Karl Marx.




Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher (Breslau21 de novembro de 1768 — Berlim12 de fevereiro de 1834) foi pregador em Berlim na Igreja da Trindade, deu aula de Filosofia e Teologia em Halle an der Saale. Traduziu as obras de Platão para o alemão. Foi influenciado por Kant e Fichte, mas não se tornou um idealista subjetivo. Foi corresponsável pela aparição da teologia liberal, negando a historicidade dos milagres e a autoridade literal das Escrituras. Schleiermacher tentou tornar a fé cristã palatável aos que foram educados e influenciados pelo pensadores iluministas.




Ferdinand Christian Baur
(21 de junho de 1792 - 2 de dezembro de 1860) foi um teólogo alemão e líder da escola de teologia de Tübingen. Seguindo Hegel na teoria da dialética, Baur argumentou que no segundo século o cristianismo representou a síntese de duas teses opostas: o cristianismo
judaico e cristianismo paulino.








David Friedrich Strauss

(Ludwigsburg, Alemanha, 27 de Janeiro de 1808 - 8 de Fevereiro de 1874) foi um teólogo e exegeta alemão. Em Setembro de 1825 iniciou os seus estudos de teologia no seminário protestante de Tübingen, sendo depois professor no seminário de Maulbroon. Discípulo de Hegel, tornou-se muito conhecido após a publicação, em 1835, da obra Vida de Jesus, que causou escândalo nos meios religiosos da Alemanha. Para Strauss, o sucesso do cristianismo explicava-se por um "mito de Jesus", que teria sido forjado pela mentalidade judaica dos tempos apostólicos, e que não poderia ser sustentada pela ciência moderna - perspectiva depois adaptada por Ernest Renan na sua Vida de Jesus.




Albrecht Ritschl
(25 de março de 1822 - 20 de março de 1889) foi um teólogo alemão. Segundo Ritschl, a fé era entendido como sendo irredutível a outras experiências, fora do âmbito da razão. A fé, disse ele, não veio de fatos, mas a partir de juízos de valor. "Divindade de Jesus, ele argumentou, foi melhor entendida como a expressão do “valor-revelacional” de Cristo para a comunidade que confia nele como Deus.








Johann Wilhelm Herrmann
(1846-1922) era um teólogo reformado alemão. Hermann ensinou em Halle e depois foi professor em Marburg . Influenciado por Kant e Ritschl, via Deus como o poder da bondade. Jesus era visto como um homem exemplar. Mesmo que Jesus nunca existiu, de acordo com Herrmann, seu retrato tradicional ainda era válido. Seu livro A Comunhão do Deus cristão era visto como um dos destaques do século XIX.





Julius Wellhausen
(17 de maio de 1844 - 7 de janeiro de 1918) foi um estudioso da Bíblia e um orientalista alemão. Nasceu em Hameln, Weser (Westphalia). Tornou-se conhecido especialmente por sua atuação na análise do Antigo Testamento e pelo desenvolvimento da Alta crítica e da hipótese documental. É um dos grandes nomes da teologia liberal.









Jülicher Adolf
(1857-1938) foi um estudioso e exegeta alemão. Foi professor de História da Igreja e Exegese do Novo Testamento, na Universidade de Marburg. Teorizava que Jesus não afirmou ser o Messias , mas que a igreja primitiva tinha reivindicado que era. Segundo esta teoria, o autor do evangelho de Marcos tinha inventado a idéia de "segredo messiânico", segundo a qual Jesus tentou esconder sua identidade, e só revelou a alguns de seus discípulos.





Adolf von Harnack
(Dorpat, Estónia, 7 de maio de 1851Heidelberg, 10 de junho de 1930) foi um teólogo alemão, além de historiador do cristianismo. Suas duas obras mais conhecidas são o Lehrbuch der Dogmengeschichte ("Manual de história do dogma", em três volumes) e a série de palestras Das Wesen des Christentums ("A essência do cristianismo"), texto clássico da teologia liberal.








Ernst Troeltsch
(Haunstetten, hoje bairro de Augsburgo, 17 de Fevereiro de 1865Berlim, 1 de Fevereiro de 1923) foi um teológo alemão que ao lado de Max Weber elaborou alguns conceitos relacionados à religião. Na obra The Social Teaching of the Cristinan Churches, Troeltsch, visando analisar a organização religiosa dentro dos parâmetros burocráticos, fez a distinção de igreja e seita. A primeira significa um organismo religioso grande e bem-estabelecida, exemplo típico é a Igreja Católica. A segunda refere-se a um agrupamento menor de fiéis, geralmente iniciado em protesto aos rumos tomados por uma determinada igreja, os calvinistas podem ser apontados como representantes de uma seita.


Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Teologia Liberal: Uma aproximação. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/. Acesso em: _____________.

2 comentários:

  1. cara achei muito bom , o material...

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  2. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Teria algum artigo detalhando a evolução da teologia liberal até o século XXI, incluindo sua posição a respeito de méritos e deméritos dessa abordagem teológica?

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Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.