sábado, 3 de maio de 2014

100 - Bibliografia - História do Cristianismo

História da Igreja de Lutero a nossos dias I - O período da reforma
Giacomo Martina


História da Igreja de Lutero a nossos dias II - A era do absolutisma
Giacomo Martina










História da Igreja de Lutero a nossos dias III - A era do liberalismo
Giacomo Martina

História da Igreja de Lutero a nossos dias IV - A era contemporânea
Giacomo Martina


Sinopse:
Um dos melhores manuais para o estudo da História da Igreja. Com riquíssima documentação, objetividade e rigor nas sínteses, o historiador analisa os momentos mais importantes e cruciais que marcaram a vida da Igreja, desde as origens do luteranismo até o Vaticano II e o período pós-conciliar.
Edições Loyola.




Giacomo Martina é um padre jesuíta, professor de História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Autor de várias obras sobre História da Igreja, entre as quais uma importante obra sobre Pio IX, assim como de estudos sobre os mais recentes acontecimentos do mundo católico.












História do Cristianismo


Sinopse:
Este livro percorre toda a história do cristianismo, com um olhar voltado quer para o desenvolvimento das instituições eclesiásticas, quer para as formas de fé acreditada e vivida, examinando desde a primeira difusão da mensagem evangélica em torno da bacia do Mediterrâneo até as perspectivas do terceiro milênio - um afresco fascinante e completo.
 Edições Loyola
Paginas. 392

Gian Luca Potestá
Ensina História do Cristianismo na Universidade Católica de Milão.


Giovanni Vian                          

Ensina História das Igrejas Cristãs na Universidade CaFoscari, de Veneza. 
















História Ecumênica da Igreja

1. Dos primórdios até a Idade Média



Esta História Ecumênica da Igreja assinala importante virada na concepção das suas estruturas e nos procedimentos da sua elaboração. A obra foi concebida não para ser uma história da Igreja “a partir da óptica ecumênica”, com intenções harmonizadoras e tendenciosas, mas para tomar como máxima da maior importância a objetividade científica. Esta História foi pensada para entender melhor a discórdia do cristianismo e não para “solucioná-la”. A colaboração científica entre confissões cristãs tornou-se habitual e evidente nos últimos tempos e tende a se manifestar mais em divergentes questões temáticas específicas e interesses de pesquisa.
Por isso, esta obra tornou-se comunitária, na qual, como sempre, em cada seção, autores de diferentes confissões, reconhecidos especialistas da história da Igreja evangélica (luterana) e católica, bem como historiadores em geral, trabalham em conjunto, com o objetivo de apresentar um manual e um livro de leitura inteligível e útil. 
O entendimento recíproco estabelecido no intercâmbio científico é uma das formas de ecumenismo da história da Igreja. 
Diante das recentes confusões no diálogo ecumênico entre católicos e protestantes, está novamente na ordem do dia um sóbrio inventário histórico que permita o acesso à história da Igreja, inclusive a todos os seus caminhos errôneos no campo do conhecimento teológico. Somente assim poderá ser aprofundada a consciência em relação ao que há em comum entre as confissões cristãs, assim como adequadamente valorizados o condicionamento histórico e o direito de separação.

Coeditor: Editora / Sinodal / Loyola
Paginas: 276

Bernd Moeller: 1931-, professor emérito de História da Igreja na Universidade de Göttingen.

Hubert Wolf: 1959 -, professor de História da Igreja na Universidade de Münster.









Thomas Kaufmann: 1962 -, professor de História da Igreja na Universidade de Göttingen.






Raymund Kottje: 1926 -, professor emérito de História Medieval e Moderna na Universidade de Bonn.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.