quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

411 - Israel no período Persa - A (re)construção (teológica) da comunidade judaíta e outros ensaios. Nelson Lellis



"Quem influenciou quem?" Esta foi a pergunta feita por Mircea Eliade sobre Israel nos períodos em que esse povo esteve exilado na Babilônia. O que se pode afirmar é que Judá nunca foi monolítico em sua identidade teológica. E fora da conhecida "História oficial" tem-se descoberto um mundo cada vez mais dinâmico. O "povo de Javé" foi se transformando e sendo transformado, assim como o próprio Javé foi sendo moldado pelas características de outras divindades. Estudos dessas (des)construções acerca do culto, da sociedade, da fé, dos símbolos, das estórias/histórias orais e escritas, costuradas e ressignificadas a fim de nortearem politicamente um povo complexo, oferecem chances de melhor compreensão daquilo em que o Ocidente se transformou mediante a fé judaico-cristã, seja no uso de termos dualistas para batalhas, para distinções na humanidade (entre bem e mal) ou até mesmo para sua escatologia. Sim, basta olhar para nós mesmos que veremos boa parte dos persas!
p. 136
Loyola

Nelson Lellis
Graduado em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (ES), mestre em Ciências da Religião e doutorando em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), é especialista em Ensino Religioso e docente em Teologia na Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro (FABERJ) e no programa de pós-graduação em Ciências da Religião na Universidade Cândido Mendes (UCAM), em Campos dos Goytacazes (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.