quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

292 - Lançamento: Os Evangelhos - Memória, Biografia, Escritura. Santiago Guijarro Oporto



O estudo dos quatro evangelhos suscita continuamente novas perguntas que precisam ser esclarecidas e respondidas. Este livro trata de algumas delas no âmbito da reflexão que seu autor vem realizando há anos sobre esses textos fundamentais da memória cristã.
As perguntas aqui levantadas têm a ver com três momentos decisivos do processo que vai de Jesus até o evangelho recebido pela Igreja em quatro formas. O primeiro capítulo desta obra - Onde se conservaram as lembranças sobre Jesus? - trata de um aspecto particular ao qual se tem prestado pouca atenção. O segundo - Por que a memória de Jesus ficou fixada em quatro relatos biográficos? - explica a razão pela qual aquelas lembranças adotaram preferentemente a forma de relatos. E o terceiro centra-se na primeira e decisiva fase da recepção desses textos nas comunidades cristãs, para especificar quando os evangelhos começaram a ser considerados "Escritura"?

14X21
80 pg
Loyola



Santiago Guijarro Oporto: Doutor em Teologia Bíblica e Estudos Bíblicos licenciatura em Trilíngue pela Pontifícia Universidade de Salamanca, com uma licenciatura em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Durante quinze anos foi diretor da Casa da Bíblia, Madrid, uma instituição da qual ele coordenou uma nova tradução da Bíblia e uma série de comentários sobre todos os livros bíblicos. Ele também foi diretor do Arqueológico espanhol e Instituto Bíblico de Jerusalém. Desde 1996 leciona na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca, onde é professor de Novo Testamento.



Davi Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.