sábado, 14 de março de 2015

204 - Debossan: imigrantes suíços. Minha Família no Brasil


Imigrantes vindos do antigo município de Estavayer le Gibloux, cidade da região de Fribourg, Suíça. Em 1 de janeiro de 2003 a antiga cidade de Estavayer le Gibloux se fundiu a Le Glèbe. 
Em 16 de maio de 1818, o Rei Dom João VI, sentindo a necessidade de estreitar os laços de amizades com os povos germânicos a fim de obter apoio contra o Império Francês, propôs uma colonização planejada, a fim de promover e dilatar a civilização do Reino do Brasil. Baixou, então, um decreto que autorizou o agente do Cantão de Friburgo, na Suíça, Sebastião Nicolau Gachet, a estabelecer uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, localidade de clima e características naturais semelhantes às de seu país de origem. Entre 1819 e 1820, a região foi colonizada por 265 famílias suíças, totalizando 1.458 imigrantes. Foi batizada pelos suíços com o nome de Nova Friburgo, em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias, Fribourg (“Friburgo” em português, “Fribourg” em francês, “Freiburg” em alemão, idioma em que foi criado o nome da cidade a partir das palavras “frei” - livre e “burg” - castelo/forte), no Cantão de Fribourg. Foi, também, o primeiro município no Brasil colonizado por alemães, tendo estes imigrantes, ao todo 456, chegado à cidade em 3 de maio de 1824, três meses antes que imigrantes alemães chegassem à cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Nova Friburgo foi a primeira colônia não lusitana a ser fundada no Brasil em caráter oficial.
Nova Friburgo recebeu colonos liderados pelo pastor Friedrich Oswald Sauerbronn.
Debossan hoje é nome de um bairro na cidade de Nova Friburgo.
Fonte: http://www.casasuica.info/pages/familia/pagina1.php



Le Glèbe, Fribourg Suíça



23 comentários:

  1. Sou um debossan estou querendo buscar minhas raízes não se por onde começar se algum debossan ver este comentário faça contato no Facebook tião phenix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. salve meu mano debossan

      Excluir
    2. Meu pai é um Debossan

      Excluir
    3. Eu e toda minha família somos Debossan, meu vô era Hélio Manoel Debossan e o pai dele era Cideni Anannias Debossan

      Excluir
    4. Sou Debossan também não faço ideia de quem sou

      Excluir
  2. Sou um debossan estou querendo buscar minhas raízes não se por onde começar se algum debossan ver este comentário faça contato no Facebook tião phenix

    ResponderExcluir
  3. Tbm sou Debossan, meu querido avô era filho de suíços

    ResponderExcluir
  4. Oi moro com minha família, o qual o sobrenome também é DEBOSSAN e eu também queria saber sobre as nossas raízes. Se alguém puder nos ajudar serei muito agradecida

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz em saber e confirmar a origem do sobrenome de parte dos meus antepassados , e saber que são muitos os descendentes de nossa linhagem.

    ResponderExcluir
  6. Minha bisavó chamava se Sebastiana Debossan, casou se com Jose Silveira Garcia, geraram Altino Silveira Garcia, casado com Maria Amélia de Jesus Garcia, que geraram Altair Silveira Garcia, eu Sergio da Silva Garcia sou o mais velho de 3 filhos. Alguém se tem algum parentesco?

    ResponderExcluir
  7. O meu nome e Mario Soares Debossam sou filho de Agapito e meu avô se chamava Arthur que se casou com Laudelina (tendo descendência portuguesa ) meus tios Rubens, Gutenberg, siria , Shirley e Darci todos Debossam

    ResponderExcluir
  8. DEBOSSAM aqui, provavelmente erro de cartório:/

    ResponderExcluir
  9. Eu tambem lemuel debossan

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe dizia q era néta de um Suíço, se não me engano éla dizia q Seu pai chamava Alfredo Aulgusto debossam.

    ResponderExcluir
  11. Vocês tem o brasão da familua Debossan?

    ResponderExcluir
  12. Alguém aí tem o brasão da familia debossan?

    ResponderExcluir


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.