sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

186 - Charles Harold Dodd: Escatologia Realizada


C. H. Dodd, nasceu em 7 de Abril de 1884. Era galês. Influente estudioso do Novo Testamento e teólogo protestante. Dodd nasceu em Wrexham. Dodd fez estudos clássicos na Universidade de Oxford em 1902. Depois de formado, em 1906 passou um ano em Berlim, onde foi influenciado pelo teólogo alemão Adolf Harnack.
Dodd foi ordenado pastor em 1912, a partir de 1915 se tornou professor de Novo Testamento em Oxford. Em 1930, ele se tornou professor de Crítica Bíblica e Exegese em Manchester, onde permaneceu até 1935. A partir de 1935 foi professor de Divindade na Universidade de Cambridge, tornando-se emérito em 1949.
A partir de 1950 Dodd dirigiu os trabalhos da equipe de tradução da New English Bible (Nova Bíblia Inglesa). A Nova Bíblia Inglesa foi uma tradução da Bíblia em Inglês moderno a partir do original grego, hebraico, aramaico. O Novo Testamento foi publicado em 1961, e o Antigo Testamento, juntamente com os Apócrifos em 1970.
Dodd foi autor de vários livros entre os quais se destacam “A Interpretação do Quarto Evangelho”. Charles Harold Dodd faleceu em 21 setembro 1973.

A Interpretação do Quarto Evangelho
Esta introdução ao Quarto Evangelho é, sem dúvida, a obra mais importante que Dodd escreveu. O resultado do longo tempo consagrado a este estudo foi o seu reconhecimento internacional. Na primeira parte desta obra, ele estuda cada um dos meios culturais e religiosos susceptíveis de explicar a origem do Quarto Evangelho. Numa segunda parte ele procura determinar, também de forma precisa, os significados principais dos conceitos joaninos: verdade, espírito, conhecimento, etc. A terceira parte, escrita de forma mais fácil e clara, é uma análise e um comentário das três partes do evangelho de João: o prólogo e o testemunho, o livro dos sinais e o livro da paixão.

As Parábolas do Reino

Nas páginas dos Evangelhos vemos que Jesus ensina seus seguidores de diversas formas, seja pelo exemplo pessoal, pelo uso das escrituras, pelos costumes da vida e de uma maneira especial pelas parábolas. Nesta forma de ensinamento Jesus dedica uma parte de suas parábolas ao tema Reino dos Céus ou Reino de Deus. C. H. Dodd por ser um teólogo que comunga da idéia da Escatologia Realizada, estabelece o ensino das Parábolas do Reino como um evento presente e não como um reinado escatológico. O Reino de Deus é uma realidade a ser compreendida e compartilhada pelos homens, como manifestação do amor, dos valores e da justiça divina, vividos por Jesus, ensinados aos homens e desejado por Deus.



Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Charles Harold Dodd: Escatologia Realizadahttp://biblicoteologico.blogspot.com.br/2015/01/charles-harold-dodd-escatologia.html. Acesso em: _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.