segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

93 - Werner Kümmel



Werner Georg Kümmel nasceu em 1905, na cidade de Heidelberg, Alemanha. Com 23 anos concluiu o seu doutorado e aos 27 tornou-se professor em Zurique, Suiça. Depois da segunda Guerra Mundial voltou para a Alemanha e ensinou nas universidades de Mainz e de Marburg, onde substituiu o renomado teólogo Rudolf Bultmann. Faleceu em 1995 em Mainz aos 90 anos de idade.
Kümmel é considerado um dos maiores especialistas do Novo Testamento, depois de Bultmann.


Síntese Teológica do Novo Testamento

Existem obras que resistem ao desgaste pelo tempo. A Síntese Teológica do Novo Testamento, de Werner Georg Kümmel, pertence a essa categoria. Lançado em 1969 na versão original alemã, sofreu várias reedições e foi traduzido para o inglês, italiano e japonês. É um livro amplamente difundido e disponível para um público ecumênico, no sentido literal da palavra; é uma obra científica, todavia redigida em estilo acessível até mesmo ao leigo em teologia. É considerada até hoje referência obrigatória na matéria.
 O respeito devotado pelos exegetas e especialistas do Novo testamento a Kümmel é devido ao rigor metodológico na pesquisa, à autonomia de posição e à clareza de seus discursos. Embora fosse herdeiro da cátedra de Bultmann, jamais se alinhou à escola do grande mestre nem a qualquer outro: desenvolveu seu próprio perfil, mas ele o fez em diálogos.
É impossível reproduzir em poucas linhas a riqueza desta Síntese. Isto tanto no que diz respeito aos detalhes, quanto à concepção em geral. Mesmo sendo um livro com propósitos históricos, empenhado em elaborar a teologia das principais testemunhas do Novo testamento, ele não deixa de construir a fé e de motivar ao testemunho hoje.

Introdução ao Novo Testamento


   Kümmel revela o equilíbrio do cientista ao dizer que os amigos da investigação crítica não ficarão satisfeitos com os resultados nem sempre definitivos da sagrada escritura. Aqueles que se habituaram a encará-la, exclusivamente, com olhos de piedosa devoção, serão ofendidos com a liberdade de investigação.

3 comentários:

  1. Já li esse livro várias vezes, e não me canso de lê-lo novamente sempre que preciso. É incrível como o livro aborda assuntos complexos e polêmicos de maneira natural.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, a mentalidade evangélica brasileira tem pavor do resultado das pesquisas de homens deste calibre.

    ótimo blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Livros que nos permite obter crescimento através do conhecimento adquiridos nas pesquisas e na constante leitura desses autores iluminados pelo Espírito Santo. Oxalá que todos os cristãos buscassem pelo crescimento.

    ResponderExcluir


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.