terça-feira, 21 de janeiro de 2014

95 - Joachim Jeremias




Joachim Jeremias (20 de setembro de 1900 - 6 de setembro 1979) foi um teólogo alemão, professor universitário de Novo Testamento. Ele era abade de Bursfelde, 1968-1971. Nasceu em Dresden e passou seus anos de formação em Jerusalém, onde, entre 1910 e 1918, seu pai, Friedrich Jeremias (1868-1945), trabalhou como reitor da Igreja Luterana do Redentor. Estudou teologia luterana e línguas orientais nas universidades de Tübingen e Leipzig. Em Leipzig obteve título de Doutor em filosofia (1922) e teologia (1923), e livre docência em (1925). Seu mentor foi o renomado Gustaf Dalman.
Depois de outras missões de ensino, Jeremias foi nomeado em 1935 para a cadeira de estudos do Novo Testamento na Universidade Georg-August de Göttingen, onde lecionou até sua aposentadoria em 1968. Em 1976, mudou-se de Göttingen para Tübingen, onde morreu em 1979.
Suas pesquisas e publicações cobriram uma área ampla, variando de histórico e arqueológico de estudos literários e filosóficos. Eles se concentram na Bíblia hebraica e textos rabínicos relevantes para uma análise crítica do Novo Testamento, a fim de reconstruir o ambiente histórico de Jesus em toda a sua complexidade, para fornecer uma compreensão mais profunda de sua vida e ensinamentos.
Suas realizações encontrou reconhecimento nacional e internacional, reconhecido pela admissão na Academia das Ciências de Göttingen, em 1948, e o prêmio de doutor honoris causa das universidades de Leipzig, St Andrews (Escócia), Uppsala (Suécia) e Oxford (Grã-Bretanha). Ele também foi feito um membro da Royal Dutch Academy of Sciences e da Academia Britânica. Finalmente, em 1970, foi feito membro honorário da Deutsche Verein zur Erforschung Palästinas ( associação alemã para a pesquisa sobre a Palestina).

Jeremias trabalhou com Wilhelm Schneemelcher em revisões da coleção Hennecke-Schneemelcher dos Apócrifos  do Novo Testamento.
Eu tenho, e já li todos estes livros de Joachim Jeremias. 














11 comentários:

  1. Muito bons esses livros. Você têm eles em Pdf? Gostei de seu trabalho.Fc: willams Santos.

    ResponderExcluir
  2. Professor, qual a diferença da obra Teologia do Novo Testamento e Estudos do Novo Testamento, este segundo seria um resumo do primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Naman de Moura,
      O livro Estudos no Novo Testamento, na verdade é uma coleção de pesquisas de Joachim Jeremias, os textos foram publicados separadamente, inclusive a própria editora Academia Cristã já havia publicado (2005 e 2006) dois livretos: Palavras desconhecidas de Jesus (excelente) e, A Mensagem Central do Novo Testamento (leitura fácil e bastante prazerosa, na verdade esta é uma característica de Jeremias). No volume Estudos do Novo Testamento você encontra estes dois textos e outros belos textos de Jeremias, ex: O problema do Jesus Histórico; O Sermão da Montanha, etc.
      A Teologia do Novo Testamento é a principal obra de Joachim Jeremias, foi publicada em 1970 em Göttingen, seria o resultado de suas pesquisas. O objetivo de Jeremias era recuperar as palavras originais de Jesus na forma como haviam sido comunicada nas primeiras comunidades (ambiente linguístico e histórico do séc. I). Para alguns estudiosos a empreitada de Jeremias não fazia muito sentido, pois seria totalmente impossível recuperar de forma confiável os ditos primitivos de Jesus.
      Espero que tenha sido útil.
      Abraços!
      David Rubens

      Excluir
    2. Obrigado pelas informações e pela prontidão em responder. grato

      Excluir
  3. Ele é considerado um teólogo liberal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J. Jeremias por alguns é considerado um simpático pelo liberalismo teológico, inclusive o método de suas pesquisas sempre foi o histórico-crítico, o mesmo usado pelos liberais, é claro que só pelo fato de ter sido usuário deste método, não o classifica como tal, mas impera sobre ele esta opinião de alguns.

      Excluir
  4. Dele já li três livros: Teologia do Novo Testamento 1 Parte (Não sei se existe a 2 parte), Parabolas de Jesus e Jerusalém no Tempo de Jesus, todos estes pertencentes à coleção NCB das Editoras Paulinas, ótimos livros por sinal.

    ResponderExcluir
  5. Olá David,
    Você tem algum livro digitalizado do autor?
    Fraternal abraço,

    ResponderExcluir
  6. Gostei do histórico dele vou comprar alguns livros de sua autoria,os teologos alemães são os melhores do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Quero iniciar a Leitura de um livro do teólogo Jeremias de fácil compreensão.

    ResponderExcluir


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.