sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

97 - Günther Bornkamm


Günther Bornkamm (1905-1990), Teólogo alemão do Novo Testamento, professor de Novo Testamento na Universidade de Heidelberg.
Aluno de Rudolf Bultmann, estudou com Ernst Käsemann (Tübingen), Ernst Fuchs (Marburg) e Hans Conzelmann (Göttingen).
Era defensor da segunda busca ao Jesus Histórico, e sugeriu uma apertada relação entre Jesus e a teologia da igreja primitiva. Bornkamm se afastou de Rudolf Bultmann, mas as abordagens são semelhantes em muitos aspectos. O trabalho de Ernst Käsemann também é valioso para a compreensão do trabalho Bornkamm. 
Bornkamm destaca-se pela abordagem sucinta e profunda dos temas, associando rigor cientifico com o senso prático decorrente de sua atividade pastoral. Portanto, suas obras tornaram-se pontos de referência tanto para o especialista quanto para a pessoa cristã ativa que quer aprofundar seu conhecimento das Sagradas Escrituras. 
Bornkamm não despreza a base histórica do querigma, mas postula a necessidade hermenêutica de perguntar retroativamente pela prática e mensagem de Jesus, para possibilitar um novo e espontâneo encontro com sua figura e mensagem. 
O livro "Jesus de Nazaré" de Bornkamm, é um dos melhores livros sobre a vida de Jesus que já li.

Bultmann e Bornkamm




Jesus de Nazaré

Diferentemente de Bultmann, Bornkamm não despreza a base histórica do querigma, mas postula a necessidade hermenêutica de perguntar retroatividade pela prática de Jesus, para possibilitar um novo e espontâneo encontro com a sua figura e mensagem. Deriva daí a tarefa que constitui o programa deste livro: buscar a história no querigma dos evangelhos e procurar o querigma nesta história. Para a teologia latino-americana, que tanto enfatiza a importância da práxis para a fé, trata-se de uma perspectiva essencial.

14X21
Pg. 397
Teológica



Bíblia Novo Testamento: Introdução aos Seus Escritos No Quadro da História do Cristianismo Primitivo

Este livro quer ser um esforço para enfrentar algumas questões importantes do NT. E ao mesmo tempo um empenho no sentido de introduzir o leitor em novos métodos da pesquisa bíblica e em novas possibilidades de se interpretar a Bíblia. Este esforço e empenho, na realidade, se conjugam e são interdependentes. A finalidade deste livro é facilitar ao moderno leitor achegar-se ao Novo Testamento. Às vezes, porém, quando o assunto o exigir, o resultado poderá ser exatamente o contrário: as coisas parecerão até mesmo mais complicadas e difíceis do que anteriormente. Para muitos de nossos contemporâneos, o Novo Testamento é obviamente um livro fechado.
14X21
Pg. 190
Teológica



Paulo Vida e Obra

Günther Bornkamm como discípulo de R.Bultmann, é um dos mais destacados pesquisadores do Novo Testamento na segunda metade do século XX. Ele lecionou em Göttingen e especialmente em Heidelberg. O livro de G.Bornkamm sobre Paulo é um verdadeiro clássico da pesquisa sobre Paulo. Foi publicado em 1969 e continua valendo até hoje como boa e confiável introdução à vida e à teologia de Paulo. Bornkamm faz uso das sete cartas indiscutivelmente paulinas e de Atos dos Apóstolos para construir, na primeira parte do livro, uma biografia de Paulo. Na segunda parte são apresentadas os temas teológicos centrais de Paulo, sendo que a doutrina da justificação constitui o centro.

14X21
Pg. 417
Academia Cristã






David Rubens


Um comentário:


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.