sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

308 - Morre Afonso Maria Ligorio Soares, Teólogo e Cientista da Religião


No último domingo, dia 24 de janeiro, faleceu o Prof. Dr. Afonso Maria Ligorio Soares.
Prof. Dr. Afonso Maria Ligorio Soares era conhecido pela sua dedicação à pesquisa, seu espírito ecumênico e sua acessibilidade como ser humano.
Afonso Maria Ligorio Soares, Professor Livre-Docente (2009) do Departamento de Ciência da Religião da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2001), com pós-doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2005). É mestre em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, 1990). Como Professor Associado da PUC/SP, leciona e pesquisa no Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião. Foi Chefe do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC/SP (2007-2009), exerceu mandato trienal (2007-2010) como Presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil (SOTER) e foi Vice-presidente da INSeCT-International Network of Societies for Catholic Theologies (Chicago/EUA, 2008-2011).
Foi Editor da revista Religião & Cultura (2002-2009) e da revista Último Andar (2006-2009); criou e edita pela Paulinas Editora a revista eletrônica Ciberteologia (desde 2005), sendo também coeditor da Revista REVER (do Programa de Estudos Pós-graduados em C. da Religião da PUC-SP). Editor-assistente de Paulinas editora (desde 1996), atuando na área de Ciências Humanas. Publicou 47 artigos em periódicos especializados. Possui 53 capítulos de livros e 6 livros publicados, dentre os quais: "De volta ao mistério da iniquidade" (2012), "Religião & Educação" (2010), "No espírito do Abbá: fé, revelação e vivências plurais" (2008) e "Interfaces da revelação: pressupostos para uma teologia do sincretismo religioso" (2003). Também organizou 11 livros e foi tradutor de outros 10. Participou de vários eventos acadêmicos no exterior e no Brasil. Supervisor de pós-doutorado, já orientou várias dissertações de mestrado e teses doutorais, além de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, especialmente nas áreas de Ciência da Religião, Teologia e Filosofia.

Alguns Livros Publicados por Afonso Maria Ligorio Soares:

 


 







David Rubens

2 comentários:

  1. Conheci o Afonso em 1975, quando seminaristas em Curitiba,Pr, Seminário Nossa Senhora do Rocio dos Padres Carlistas, Scalabrinianos. Hoje no Grupo de Watts que congrega mais de 20 amigos da época, relembramos o nome, as fotos e os fatos da época. Não sabia dessa "passagem" tão prematura. Para nós prematura mas aos desígnios de Deus li quanta colaboração, estudo e dedicação desse nosso amigo Afonso e seus benéficos deixados de presente para todos nós. Oramos e rezamos hoje por ele, Afonso,e nem poderia ser diferente em decorrência da nossa excelente formação cristã. "Que,a Luz Perpétua o Ilumine". Amém.

    ResponderExcluir
  2. Não tive a oportunidade de dar adeus ao meu irmão

    ResponderExcluir


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.