sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

187 - Gerhard Ebeling: pesquisador de Lutero, hermenêutica, dogmática e teologia fundamental

Gerhard Ebeling, nasceu em 6 de julho de 1912 em Berlim; morreu em 30 de Setembro de 2001 em Züriche. Ebeling foi aluno de Rudolf Bultmann em Marburg, e de Emil Brunner em Züriche. Dietrich Bonhoeffer foi quem apoiou e incentivou Ebeling a prosseguir os seus estudos de doutoramento em Zurique. Ebeling foi pastor da Igreja Confessante em Berlim de 1939 a 1945. Em 1954 tornou-se professor de teologia sistemática em Tübingen, a partir de 1956, ensinou em Züriche na cadeira de teologia dogmática, história do dogma e simbolismo, a partir de 1965 foi novamente ensinar em Tübingen. De 1968 a 1979, foi professor de teologia fundamental e hermenêutica, em Züriche. De 1985 a 1997 foi Presidente do Conselho de Curadores da Academia Lutero em Ratzeburg. Gerhard Ebeling teve uma influência decisiva sobre a teologia protestante alemã como um dos principais pesquisadores de Lutero, hermenêutica, dogmática e teologia fundamental, ele determinou a forma e elementos de reflexões teológicas práticos para muitas décadas. É considerado um dos maiores representantes da teologia hermenêutica no século 20. Foi também um dos participantes de maior destaque no movimento conhecido como “a nova busca do Jesus histórico”.

Ebeling em Zürich, 1932






                                        








Na Universidade de Tübingen 1952









Livro sobre O Pensamento de Lutero










Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Gerhard Ebeling: pesquisador de Lutero, hermenêutica, dogmática e teologia fundamentalhttp://biblicoteologico.blogspot.com.br/2015/01/gerhard-ebeling-pesquisador-de-lutero.html. Acesso em: _____________.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.